top of page

Conheça os benefícios dos cafés cultivados em altitudes elevadas!

Atualizado: 24 de nov. de 2021

Os melhores grãos de café são produzidos em regiões altas ?

É correto afirmar que os grãos mais aromáticos , saborosos e resistentes , têm o seu cultivo em regiões mais elevadas. Onde em sua maioria, os cafés especiais, ou gourmet, são cultivados.



O que explica esse fato é que, quanto maior a altitude, maior a concentração de certos minerais no grão . Esses componentes, que se desenvolvem em climas mais amenos e úmidos , alteram por completo as propriedades avaliadas em uma análise gastronómica do cafezinho , como sabor , aroma e acidez .

Dessa forma, é possível afirmar que os melhores cafés do Brasil são provindos de lugares com altitude média entre 1.100 a 1.300 metros, como explica a tese de Romeu Gair, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Com essas informações, hoje é dia de indicar dois gigantes Speciales das alturas:

1- O Speciale Vulcânico carrega em seu DNA o aroma das montanhas de Poços de Caldas, uma das poucas regiões vulcânicas do país, a uma altitude média de 1.250 metros, o que propicia combinações peculiares de aroma e sabor.

2- O Speciale Serra do Caparaó que é produzido na Serra do Caparaó localizada entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a uma altitude média de 2.891 metros acima no nível do mar, sendo uma localidade ideal para o cultivo de um café de alta qualidade, com sabor e aroma únicos da região.

Agora que você conhece os benefícios desse perfil de café, clique aqui e garanta os seus gigantes das alturas!



Redação: Michael Bruno




28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page